
PMSE prende homem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma em Nossa Senhora do Socorro
29 de outubro de 2025
Operação Cérbero localiza grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas em Estância
30 de outubro de 2025Em um ato que evidencia o avanço e a valorização profissional na tropa, a solenidade materializou a ascensão na carreira para 61 oficiais e 282 praças
A Polícia Militar de Sergipe vivenciou uma noite de celebração e reconhecimento nesta quarta-feira (29), no Centro de Ensino e Instrução (CEI), em Aracaju. A solenidade de gala marcou dois momentos cruciais para a Corporação, a promoção de 343 policiais militares e a outorga da Medalha do Mérito Policial Militar a personalidades civis e militares.
O evento foi liderado pelo comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, e contou com a presença do vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, representando o governador Fábio Mitidieri, além de outras autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e de forças coirmãs.
Valorização profissional: 343 policiais promovidos
Em um ato que evidencia o avanço e a valorização profissional na tropa, a solenidade materializou a ascensão na carreira de 343 policiais. No total, 61 oficiais e 282 praças alcançaram novos postos e graduações, com todas as promoções concedidas pelo critério de antiguidade. O fluxo de carreira contemplou diversos níveis hierárquicos.
O ápice da promoção ocorreu na quadra do CEI, onde os militares promovidos, perfilados ao lado de seus familiares, receberam as novas insígnias (estrelas e divisas). O momento simbólico foi marcado pela afixação das honrarias por seus respectivos padrinhos e madrinhas, celebrando a conquista em família.
Medalha do Mérito: Honraria a quem serve
A noite festiva também foi marcada pela entrega da Medalha do Mérito Policial Militar. A honraria, instituída pelo Decreto Governamental n° 10.632/1989, reflete o reconhecimento da Corporação aos que prestaram bons e leais serviços à PMSE e à sociedade sergipana.
A comenda foi entregue em dois momentos. Primeiramente, foram homenageadas personalidades civis, incluindo magistrados, um procurador do estado, delegados de polícia, gestores da administração estadual, representantes da imprensa (jornalistas, radialistas, fotógrafos e cinegrafistas) e membros da sociedade civil.
Em seguida, militares de Sergipe e de outros estados do Nordeste, de soldados a majores, foram condecorados pelo seu desempenho exemplar e dedicação ao serviço.
A emoção era visível entre os homenageados. O recém-promovido cabo Diego, lotado no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), expressou seu orgulho. “Agradeço a Deus, à minha família e à Polícia Militar de Sergipe pelas honras da promoção a cabo. É uma conquista que carrego com humildade e orgulho, fruto de dedicação, disciplina e do compromisso de servir e proteger a sociedade sergipana. Continuarei honrando esta farda com o mesmo zelo e coragem de sempre”, afirmou.
O sentimento foi compartilhado pelos agraciados com a medalha. “Eu recebo uma das maiores honrarias da Polícia Militar de Sergipe após 19 anos de serviço, então estou muito feliz pelo reconhecimento”, externou a Sargento D. Mota, do Regimento de Polícia Montada (RPMon).
Em seu pronunciamento, o coronel Alexsandro Ribeiro, destacou o volume histórico de promoções. “Importante destacar que em um ano e dez meses da nossa gestão já promovemos 2.885 policiais militares. Isso representa 54% do nosso efetivo ativo da Corporação e representa, mais ainda, 2.885 famílias que passam a ter uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.
O comandante também correlacionou a valorização profissional aos resultados obtidos nas ruas. “Podemos afirmar com muito orgulho que Sergipe vive um momento de grande avanço. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nosso estado está entre os que mais reduziram a violência no ano de 2024, com ênfase na redução expressiva dos crimes contra a vida”.
O coronel Ribeiro concluiu agradecendo o apoio do executivo estadual. “Quero concluir com agradecimentos especiais ao Governo do Estado, ao nosso governador Fábio Mitidieri e ao vice-governador Zezinho Sobral, pelo compromisso com a segurança pública e com a valorização profissional”, finalizou, estendendo os cumprimentos ao secretário da SSP, Dr. João Eloy, e aos familiares dos policiais.
Representando o governador Fábio Mitidieri, o vice-governador Zezinho Sobral transmitiu o reconhecimento do chefe do executivo à tropa. “Quero externar minha felicidade ao participar dessa solenidade e transmitir uma recomendação muito especial do governador a toda a família da Polícia Militar: vocês são patrimônio do povo sergipano”, declarou.
Zezinho Sobral ressaltou que a cerimônia significa “principalmente reconhecer e agradecer pelo trabalho que as senhoras e senhores prestam todos os dias para garantir um Sergipe mais justo”.
O vice-governador destacou a percepção de segurança da população. “A sociedade sergipana se sente protegida. Vê-los nas ruas é sinal de tranquilidade, motivo de regozijo pela presença forte, amiga e protetora da Polícia Militar. Fazemos um comparativo com o que assistimos nos telejornais em outros estados, e nosso coração fica tranquilo, porque sabemos da determinação, do compromisso e da força da Polícia Militar para garantir um estado mais seguro”, discursou.
A solenidade foi encerrada com o tradicional desfile da tropa, com destaque para os pelotões compostos por alunos dos cursos de formação da PMSE, em honra aos promovidos e agraciados.

































