
Polícia Militar cumpre mandado de prisão na Barra dos Coqueiros
4 de agosto de 2025
Radiopatrulha apreende mais de 33 kg de drogas na zona rural de São Cristóvão
4 de agosto de 2025Durante as comemorações, aconteceu a solenidade de encerramento do 3º Curso de Operações Táticas em Áreas Rurais (Cotar)
Na manhã desta segunda-feira (4), a Polícia Militar de Sergipe comemorou o 16º aniversário do Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (Bpati). No decorrer do evento, realizado na sede da unidade, no município de Boquim, aconteceu o encerramento do terceiro Curso de Operações Táticas em Áreas Rurais (Cotar).
O batalhão, com autonomia própria, é responsável pelo planejamento, comando, coordenação, fiscalização, manutenção, controle e execução das operações e missões a serem desenvolvidas pela Polícia Militar de Sergipe, em todo o interior do estado, onde seja necessário o emprego de tropa especializada, preparada para o pronto atendimento a ocorrências de alto risco (crimes violentos, roubos a bancos, busca de armas e drogas, prisão de indivíduos procurados pela justiça e apreensão de veículos roubados).
Em mais de uma década de existência, a unidade especializada passou por importantes transformações, incluindo a elevação de Grupo Tático para Batalhão, como explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, durante o evento.
“Estamos celebrando 16 anos de existência dessa importante unidade. O Bpati teve início em 2009, ainda como Grupo de Ações Táticas do Interior, mas, na nossa gestão, elevamos a batalhão, ampliando sua área de atuação para proporcionar mais segurança para a população das regiões Sul, Centro-Sul e Agreste sergipano”.
Homenagens
Ainda durante o evento, o comandante-geral reconheceu o esforço do Bpati para tornar o interior do estado um lugar cada vez mais seguro e homenageou os integrantes da unidade com as medalhas comemorativas do 190 anos da PMSE e as medalhas de Tempo de Serviço.
Curso de Operações Táticas em Áreas Rurais (Cotar)
A 3ª edição do Curso de Operações Táticas em Áreas Rurais da Polícia Militar teve duração de 15 dias, tendo início em 21 de julho e término em 4 de agosto, totalizando uma carga horária de 286 horas. Inicialmente, foram inscritos 55 alunos, sendo 51 policiais militares de Sergipe e quatro integrantes de instituições coirmãs, dentre os quais, três militares da PM de Alagoas e um da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Concluíram o curso com aproveitamento, 24 policiais militares da PMSE e dois da PMAL e um PRF.
“Nossa Corporação tem investido constantemente na formação e capacitação dos nossos profissionais. No decorrer da nossa gestão, já são 199 cursos realizados em dois anos e sete meses, com previsão de mais 39 ainda neste ano. Polícia forte e tropa preparada resulta em serviço de excelência oferecido a sociedade. No enfrentamento à criminalidade é preciso investir em novas tecnologias, armamentos e equipamentos sofisticados, sem esquecer do fator mais importante e decisivo, os policiais militares, que estão 24 horas nas ruas defendendo a sociedade e arriscando a própria vida em prol da população” comentou o comandante-geral da PMSE.
























