
Operação interestadual das forças de segurança de Sergipe e Bahia resulta na prisão de liderança criminosa
22 de dezembro de 2025Com o lema Pela Paz e Pela Ordem, o Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar de Sergipe comemorou seu 46º aniversário de fundação. A data foi celebrada na manhã desta segunda-feira (22), com homenagens a militares e civis que, com seu trabalho, apoio e parceria, contribuíram de forma significativa para a história e o fortalecimento da unidade especializada.
Durante o evento, o comandante-geral da Corporação, coronel Alexsandro Ribeiro, comentou sobre a importância do BPChoque, que ao longo de mais de quatro décadas, construiu uma história de pronta resposta, preparo técnico e lealdade à missão constitucional de proteger vidas e garantir a ordem pública.
“Celebrar os 46 anos do Batalhão de Choque é reconhecer uma trajetória marcada pela coragem, pela disciplina e pelo compromisso inabalável com a segurança da sociedade. Cada policial que integra esta unidade carrega o peso da tradição e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de manter vivo o espírito de excelência que a consagrou. Parabenizo todos os oficiais e praças, da ativa e da reserva, que ajudaram a edificar essa história. Que esses 46 anos sirvam de inspiração para seguirmos avançando, fortalecendo a Corporação e reafirmando nosso compromisso diário com o povo sergipano”, ressaltou o coronel Ribeiro.
Com a característica especial de pronta resposta, o BPChoque é uma subunidade da PMSE preparada para missões de vulto, como policiamento de estádios e outras praças esportivas, além de distúrbios civis, como revoltas e rebeliões em presídios. Outra função bastante desempenhada pelos policiais de choque é o policiamento em grandes festas, como o Carnaval, Pré-Caju e Festejos Juninos.
“O batalhão de Choque é, acima de tudo, feito por pessoas, homens e mulheres que diariamente enfrentam desafios complexos, atuando com firmeza, equilíbrio e elevado preparo técnico. Uma tropa que não recua, mesmo na adversidade, e que honra com bravura o lema dessa unidade”, explicou o comandante da unidade especializada, tenente-coronel Joaldo Vicente.
À frente da tropa desde 2023, o tenente-coronel Joaldo aproveitou a oportunidade para agradecer à Corporação pelos investimentos realizados no Batalhão de Choque, fortalecendo ainda mais a atuação da unidade no combate à criminalidade em todo o território sergipano.
“Expresso minha mais profunda gratidão ao comandante-geral, pela confiança depositada, ao ser designado para comandar essa valorosa unidade. Mais do que isso, agradeço pelo constante apoio institucional, traduzido em investimentos fundamentais para o fortalecimento do BPChoque, a exemplo da aquisição de novos equipamentos, viaturas e equipamentos modernos, bem como pela melhoria física da unidade. Destaco ainda, a atenção especial voltada para o bem-estar da tropa, com a disponibilização de serviços médicos e apoio à saúde, ações que demonstram a genuína preocupação com aqueles que estão na linha de frente da segurança pública”, expressou com gratidão o tenente-coronel Joaldo.
Homenagens
Para celebrara os 46 anos de fundação do Batalhão de Choque, o Comando Geral da Polícia Militar homenageou diversos oficiais e praças com as medalhas do Mérito Policial Militar, Destaque Operacional, Labor Administrativo e medalhas de Tempo de Serviço de 10, 20 e 30 anos. Além dos militares, também foram homenageadas personalidades civis que contribuíram para o fortalecimento e o êxito do BPChoque.























