
Pedestres estão entre as principais vítimas e devem estar atentos à travessia segura no trânsito, orienta Segurança Pública
25 de setembro de 2023
PM prende homem por desacato durante ocorrência de perturbação do sossego alheio no Santa Maria
25 de setembro de 2023Recomendações também envolvem o uso de ciclovias e a atenção à velocidade
Além dos condutores de veículos automotores e dos pedestres, os ciclistas também precisam seguir as orientações para evitar acidentes. Mesmo em vias que não possuam a sinalização adequada para a segurança do ciclista, há orientações que precisam ser seguidas para se proteger e evitar acidentes, que podem ser fatais, conforme alerta as autoridades de trânsito.
Nas vias em que há ciclovias, a orientação é que os ciclistas utilizem esses espaços que são destinados justamente para aumentar a segurança viária, conforme explicou o sargento Tiago Damasceno, integrante da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar. “Os ciclistas devem utilizar as ciclovias porque é o espaço destinado a eles e que traz mais segurança”, ressaltou.
Porém, há limite de velocidade para a utilização das ciclovias. “A ciclovia só pode ser utilizada pelos ciclistas quando eles estiverem em até 20km/h. A partir dessa velocidade, o ciclista deve estar utilizando as vias, seguindo o lado direito, mas nunca na contramão, e o motorista tem que respeitar a distância de 1,5 metros”, especificou o militar integrante da CPTran, da Polícia Militar.
Já para atravessar as vias, o sargento Tiago Damasceno explicou que é preciso estar no papel de pedestre, e não de ciclista. “Para atravessar as ruas, o ciclista deve lembrar de sair da bicicleta para se tornar um pedestre. Assim, o ciclista, empurrando sua bicicleta, na faixa de pedestre, vai fazer a sua travessia, mas nunca na bicicleta”, orientou o sargento, evidenciando as orientações para evitar acidentes com ciclistas.
Campanha Eu Sou o Trânsito
Durante o mês de setembro, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Detran/SE e CPTran da Polícia Militar estão apresentando a ‘Campanha Eu Sou o Trânsito’ reforçando a importância dos cuidados de todas as pessoas – condutores de veículos, pedestres e ciclistas – para um trânsito seguro. A campanha está sendo realizada no mês de setembro em alusão à ‘Semana Nacional do Trânsito’, que acontece entre os dias 18 e 25.
Também apoiam a campanha Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA/SSP), Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (PCSE), Instituto Médico Legal (IML/Polícia Científica), Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv/PMSE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (Capital e interior) e Grupo Energisa.
Fonte: Ascom/SSP