
FICCO/SE prende suspeito e apreende mais de 5 kg de cocaína em Laranjeiras
30 de julho de 2025
PMSE condecora militares e civis pelos relevantes serviços prestados à Corporação
30 de julho de 2025Evento: I Simulado de Aplicação do Plano de Prevenção e Repressão a Crimes de Alta Complexidade
Data: 31 de julho de 2025 (quinta-feira)
Hora: 20h
Local: Avenida 7 de junho, 618, Centro, município de Tobias Barreto – Se
A Polícia Militar de Sergipe (PMSE) realizará, na noite dessa quinta-feira (31.07), em Tobias Barreto, um exercício simulado do Plano de Prevenção e Repressão (PPR).
A simulação demonstrará a capacidade de resposta integrada das forças de segurança de Sergipe diante de crimes de alta complexidade, que exigem medidas rápidas e coordenadas para um enfrentamento eficaz, como ataques a agências bancárias.
O evento incluirá a simulação de uma tentativa de assalto a um banco com explosões de bombas e disparos de arma de fogo. Além disso, serão montados bloqueios e barreiras policiais nas principais rodovias do estado.
Resumo do Plano de Prevenção e Repressão (PPR)
O Plano de Prevenção e Repressão (PPR) da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) é um documento preliminar que visa estabelecer diretrizes e protocolos para a prevenção e repressão de eventos criminais de altíssima complexidade.
O PPR busca sistematizar um protocolo operacional orgânico e sistêmico, direcionando as ações da Polícia Militar em caráter administrativo e operacional antes, durante e após eventos de altíssima complexidade. Seu objetivo é indicar o posicionamento institucional de cada estrutura da corporação diante do cenário de crimes, estabelecendo diretrizes claras e integradas para a atuação das unidades policiais. O plano visa garantir uma resposta coordenada, eficiente e segura, tanto na prevenção de incidentes quanto na repressão imediata a ações criminosas, assegurando a proteção da sociedade, dos policiais militares e do patrimônio público e privado.
A operacionalização do PPR ocorre sob duas perspectivas: Prevenção e Repressão.
Ações de Prevenção: Envolvem a adoção de estratégias e ações para reduzir a probabilidade de ocorrência de crimes de grande envergadura e criar um ambiente mais seguro para a comunidade e os membros da corporação.
Ações de Repressão: As medidas de repressão têm como premissas a Inteligência Policial, Interoperabilidade, Responsabilidade Operacional/Protocolo Setorial e a Efetivação do Plano de Prevenção e Repressão.
Crimes que o PPR visa enfrentar
O PPR foi elaborado para enfrentar eventos criminais de altíssima complexidade. Especificamente, o plano visa combater:
-Ataques coordenados a quartéis.
-Domínio de cidades por organizações criminosas (referido como “Novo Cangaço” e outras formas de criminalidade complexa).
-Atentados contra autoridades civis ou militares.
-Situações de alta tensão.
-Crimes que envolvem grupos criminosos altamente organizados e armados que atentam contra instituições públicas, agentes, dignitários, autoridades públicas, instituições financeiras, e resgate de presos.
-Ataques coordenados contra infraestruturas críticas e ameaças diretas à segurança de agentes públicos e da população civil.