
PM conduz três membros de uma família à delegacia por violência doméstica no Mosqueiro
8 de outubro de 2025
PM flagra estufa sofisticada com cerca de 300 plantas de maconha no Conjunto Marcos Freire II
8 de outubro de 2025Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Militar de Sergipe homenageou os coronéis da Reserva Remunerada, José Pereira de Andrade e Paulo César Gois Paiva, pelos relevantes serviços prestados à Corporação. Os oficiais foram recebidos no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral (QCG), onde foram agraciados com a medalha comemorativa de 190 anos da PMSE.

Em uma cerimônia marcada por respeito, reconhecimento e emoção, o comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, durante a recepção dos homenageados e seus familiares, reafirmou o compromisso da instituição com a valorização daqueles que contribuíram de forma significativa para a segurança pública do Estado.
“A Corporação reconhece todo o trabalho prestado por estes oficiais à Polícia Militar. Eles são bons exemplos para todos nós, principalmente como referência de comprometimento, moral e respeito. Como comandante-geral, jamais poderia deixar de fazer uma homenagem justa, especial e digna para aqueles que durante anos contribuíram para o engrandecimento da nossa instituição”, destacou o coronel Ribeiro.
A solenidade enalteceu a importância da trajetória dos oficiais, cujos legados continuam a inspirar as novas gerações da polícia sergipana:

Coronel José Pereira de Andrade Filho – Ingressou na Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás, onde iniciou sua formação na carreira militar. Posteriormente, foi aprovado no curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe, contudo, optou por direcionar seus estudos para o Direito, concluindo a graduação em 2008. Ao longo da carreira, exerceu funções de grande relevância, em companhias e batalhões em diversas regiões do estado. Além de destacar no Cfap, exerceu a função de delegado comissionado em Nossa Senhora da Glória, Neópolis e Propriá. Também foi comandante do 7º BPM, do Policiamento Militar do Interior, subcomandante do Policiamento Militar da Capital, além de ocupar cargos administrativos como diretor financeiro, corregedor e diretor do Ciosp. Em cada missão, deixou a marca de liderança firme, mas também de humanidade, sempre disposto a orientar, aconselhar e proteger.
“É importante que a Corporação homenageie seus profissionais, desde o praça até o oficial, por todos os serviços prestados à sociedade. Agradeço a todos por esse importante reconhecimento da instituição a qual dediquei boa parte da minha vida”, afirmou o coronel Andrade, que atualmente exerce a função de secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública.
Coronel Paulo César Gois Paiva – O coronel Paiva ingressou nas Forças Armadas em 1988, onde exerceu a função de tenente R2, e logo depois abraçou definitivamente a carreira na Polícia Militar, em 1992. Na Briosa Corporação sergipana, além da formação no Curso de Formação de Oficiais no Rio de Janeiro, o coronel Paiva concluiu sua graduação em Direito na Universidade Tiradentes. Ao longo das quase três décadas de serviços prestados, construiu uma carreira sólida, marcada pelo compromisso com a disciplina, a hierarquia e, sobretudo, com o cuidado e respeito à tropa. Exerceu as funções de comandante da CPTran, comandante da Fazendária, chefe da PM5, chefe de Gabinete e subcomandante da Instituição. Ingressar na Polícia Militar foi a realização de um sonho do homenageado, e vestir a farda, permanece sendo, até hoje, um de seus maiores orgulhos.

“Eu me sinto presenteado por esse importante momento, pois tenho consciência de que dediquei à Polícia Militar, com todas as minhas forças e da melhor forma possível, os melhores anos de minha vida. Uma instituição que amo, respeito e me orgulho de fazer parte. Depois de um determinado tempo pude entender que eu nunca deixei a Corporação, eu apenas saí do serviço ativo. Hoje compreendo que o que Deus me deu, ninguém é capaz de tomar”, ressaltou com emoção o coronel Paiva.
Foram anos de dedicação, amor e entrega à Corporação, encerrados oficialmente com sua entrada na Reserva Remunerada, no ano de 2021. Durante o período em que esteve na ativa, o coronel Paiva reforçou ainda mais a trajetória de respeito e conquistas da PMSE.
“A Polícia Militar é como um enorme castelo. Cada um que por aqui passa vai colocando um tijolinho e contribuindo para que ela cresça mais forte e pujante. Nós devemos saber abrir e fechar ciclos em nossas vidas, pois isso vai fazer com que tenhamos tranquilidade e boas recordações. No fim, saberemos que todos os percalços que tivemos durante o caminho serviram para construir quem somos hoje”, completou.


