
Polícia prende três homens envolvidos em saque de carga de caminhão acidentado na BR-101 em Estância
20 de outubro de 2025
Polícia Militar de Sergipe firma parceria com a Fanese
20 de outubro de 2025Na manhã desta segunda-feira (20), policiais militares da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) participaram da aula inaugural das 16ª e 17ª edições do Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE), em Aracaju. O evento marcou o início das capacitações que terão duração de uma semana e têm o objetivo aprimorar técnicas e conhecimentos relacionados ao uso adequado da força em operações policiais.
O curso é promovido em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Polícia Militar de Sergipe, demonstrando o compromisso das instituições em promover práticas seguras e responsáveis no âmbito da segurança pública. No total, 80 policiais militares estão participando do curso e serão multiplicadores das práticas para outros militares das respectivas unidades operacionais.
Para coronel Gilberto Melo da PMSE, esse é um evento de grande importância para os profissionais de segurança pública, e conta com o alinhamento do comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, um grande incentivador dessas práticas. “A PMSE vem aumentando o nível de capacitação da tropa. Somos entusiastas dessas práticas e essa instrução vem somar com os esforços do nosso comandante-geral”, declarou.
O major Irlan Massai Calaça da PMSE, coordenador local do curso, ressaltou que os participantes aprimorarão os conhecimentos das legislações mais recentes no âmbito da segurança pública, alinhadas com os direitos humanos, e que um dos objetivos e capilarizar os conhecimentos adquiridos para todos os policiais militares de Sergipe.
Durante o curso, os militares serão capacitados por instrutores de várias coirmãs, os quais atuam junto à Senasp e são referências no assunto. A formação abrange conteúdos especializados, incluindo treinamento em presença, postura e verbalização, além do manejo de instrumentos de menor potencial ofensivo, como armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular e espargidores de pimenta.
Além dos oficiais e praças da coirmãs que atuam como instrutores, a capacitação conta com a presença da tenente Alane Kelly de Morais Ribeiro, representante da Senasp no evento.





