
Operação integrada combate tráfico de drogas interestadual em Propriá
9 de setembro de 2025
Polícia Militar prende homem em cumprimento de mandado de prisão no Bairro América
9 de setembro de 2025A celebração da Independência do Brasil, no último 7 de setembro, foi marcada por um momento de grande orgulho e emoção para a Polícia Militar de Sergipe e para a comunidade. Mais de 200 crianças e adolescentes, integrantes do Projeto Social de Judô da PMSE, desfilaram com disciplina e entusiasmo pela Avenida Barão de Maruim, em Aracaju. A participação massiva dos alunos destacou não apenas o sucesso do projeto, mas também o sentimento de pertencimento e civismo que ele promove.
Os jovens, muitos deles vestindo seus quimonos, representaram com maestria a iniciativa que transforma vidas por meio do esporte. O desfile foi uma oportunidade para eles mostrarem à sociedade o resultado do trabalho árduo e da dedicação, valores essenciais ensinados no judô.

O evento também foi marcado por depoimentos emocionantes de alunos e familiares.
“Dedico essa conquista aos treinamentos dos professores. Desfilar representando o projeto é uma honra”, destacou Luzievilyn da Silva Oliveira, campeã sub-13 dos Jogos Escolares TV Sergipe.
“É muito gratificante ver o poder do esporte no engrandecimento do homem. É um orgulho muito grande”, acrescentou o sargento da reserva Luzivânio, ex-atleta e pai da aluna do projeto.
Idealizado e coordenado pelo sargento Élvio Marcelo, que também atua como sensei, o projeto tem como principal objetivo usar o judô como ferramenta de inclusão social, cidadania e disciplina. A iniciativa vai muito além do tatame, oferecendo aos alunos uma base sólida de princípios como respeito, solidariedade e autocontrole.

Durante o desfile, a vibração dos jovens era evidente. Eles expressavam, em cada passo, o orgulho de fazer parte de um projeto que lhes oferece oportunidades e um futuro mais promissor. A participação dos alunos do Projeto de Judô da PMSE no Desfile da Independência reforçou a importância de iniciativas como essa, que unem o esporte, a educação e a segurança pública em prol de um bem maior: o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Para Viviane, mãe de dois alunos, o judô foi transformador. “Meu filho Arthur é TEA, e o sensei acreditou nele. Hoje participa até do Campeonato Judoquinhas. O projeto foi uma virada de chave na vida dos meus filhos”, disse ela.
A PMSE parabeniza todos os alunos do Projeto de Judô pela brilhante participação no Desfile da Independência e enaltece o empenho do sargento Élvio Marcelo, idealizador e coordenador da iniciativa. A inspiradora demonstração de civismo, disciplina e dedicação reforça a importância do esporte como ferramenta de transformação social e evidencia o compromisso da Corporação com a sociedade.


