
Comando Geral convida representantes de Associações de policiais militares para reunião no QCG
12 de agosto de 2019
CONCURSO PÚBLICO PMSE: Comando Geral convoca os candidatos habilitados no CFO e CFSD 2019 para reunião no Auditório do Tribunal de Contas
12 de agosto de 2019Uma solenidade festiva, com desfile da tropa e demais honras militares, marcou a formatura de 52 concludentes do Curso de Formação de Sargentos (CFS/2019.3) e de 45 alunos do Curso de Formação de Cabos (CFC/2019.2). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 9, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), com a presença do chefe do Estado Maior Geral, coronel Paulo César Gois Paiva, representando o comandante-geral da PMSE.
Os cursos tiveram início no dia 9 de julho e foram concluídos nesta manhã de 9 de agosto, com a entrega dos certificados aos alunos que obtiveram frequência mínima nas instruções e média necessária nas avaliações propostas pelos instrutores das nove disciplinas que compunham a malha curricular dos referidos cursos. As instruções foram ministradas nas dependências do CFAP, ao longo de cinco semanas, majoritariamente no turno matutino, totalizando carga horária de 105 horas-aula.
No decorrer dos cursos, os alunos tiveram instruções teóricas e práticas de Direitos Humanos e Ética, Técnicas de Abordagem Policial, Código de Ética, Armamento e Tiro Policial, Aspectos Jurídicos da Atividade Policial (incluindo as nuances da elaboração do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO); Gestão de Eventos Críticos, Saúde e Segurança Aplicada ao Trabalho, Legislação e Organização Institucional; Chefia e Liderança, no caso do CFS, e Local de Crime: Isolamento e Preservação, no caso do CFC. Vale ressaltar que as disciplinas têm como base as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pautadas na técnica e na filosofai dos direitos humanos.
O comandante do CFAP, o tenente-coronel Elias Linhares, evidencia a importância dos cursos de formação para a atualização do conhecimento e consequente aprimoramento do serviço de segurança pública prestado à sociedade sergipana. “Formar e aperfeiçoar o profissional policial militar é um dos objetivos do CFAP. Por isso, a cada curso concluído, é reforçado o sentimento do dever cumprido. Hoje, entregamos à Instituição, devidamente habilitados, os policiais militares que em breve ocuparão as funções inerentes às graduações de Cabo e Sargento da Polícia Militar do Estado de Sergipe”, concluiu o oficial superior.