PM prende por tentativa de homicídio no Lamarão
29 de outubro de 2014PM prende no Santos Dumont homem com motoneta roubada em Lagarto
30 de outubro de 2014As ações de prevenção à violência e à criminalidade do projeto ‘Polícia Cidadã: Minha Escola Mais Segura’ continuam nas escolas do bairro Santa Maria, na zona sul de Aracaju. A iniciativa da Polícia Militar de Sergipe, através do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), tem levado conhecimentos de cidadania, respeito ao próximo e vida saudável para alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental das escolas do bairro.
Na terça-feira, 28, alunos da Escola Municipal Prof. João Batista Douglas, no bairro Santa Maria, foram prestigiados com a apresentação da Banda de Musica da PM, sob a regência do capitão André, que demonstrou a arte como uma alternativa para manter a criança longe das drogas e da violência. Já nesta quarta, 29, os estudantes receberam a visita do Canil do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), que ilustrou, através dos cães farejadores, lições de respeito aos animais e disciplina para a vida.
Ainda nesta quarta-feira, os alunos foram orientados pelos policiais da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) sobre atitudes e comportamentos que se deve ter em prol de um trânsito mais seguro. As atividades lúdico-educativas seguem na quinta-feira, 30, com um aulão de judô e uma lição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.
“O intuito é de que as crianças aprendam, desde cedo, e de forma consciente, a importância de estar seguras e procurar sempre fazer boas amizades, entendendo a arte, o esporte e o conhecimento como alternativas para se manter longe das drogas, um problema que tem acometido cada vez mais os nossos jovens e que precisa ser enfrentado por meio de um trabalho preventivo conjunto com os diversos atores sociais”, destacou o cabo Alex, policial militar, instrutor voluntário do Proerd.
Sobre o Projeto
O projeto “Polícia Cidadã: Minha Escola Mais Segura” consiste em um conjunto de medidas em rede com diversos atores integrantes da Polícia Militar, que apresentam alternativas prazerosas de combate ao crescimento da violência no interior e no entorno escolar. Todas as propostas têm como eixo basilar o “Modelo de Tomada de Decisão” do Proerd, para que as crianças envolvidas no projeto façam escolhas sábias e tomem decisões sadias para a vida.
A partir do contexto de atuação da polícia de proximidade (polícia comunitária), as escolas que apresentarem demandas explícitas de intervenções de prevenção são identificadas, num trabalho que envolve protagonistas componentes da rede de proteção à criança e ao adolescente, junto com o policiamento comunitário, que por sua vez diagnostica problemas relacionados à violência na localidade.
As atividades de prevenção têm como foco estudantes do 4º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas localizadas no bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju. O projeto teve início efetivamente no último dia 13 de outubro, na Escola Abano Franco.