
Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo e munições na Zona Sul da capital
21 de janeiro de 2026
Polícia Militar apreende arma de fogo de fabricação caseira e trinta papelotes de maconha no Conjunto 17 de Março
22 de janeiro de 2026Iniciativa reforça a importância do cuidado com a saúde mental desde a formação policial
A Polícia Militar do Estado de Sergipe realizou, na manhã desta quarta-feira (21), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o evento Satélite Amarelo 2026, iniciativa voltada à promoção da saúde mental e à valorização da vida dos profissionais da segurança pública.
A programação contou com a palestra “Viva a Vida – Um apelo contra o suicídio”, ministrada pelo capelão internacional Chad Daniel, vindo da Califórnia (EUA). A ação é promovida pelo comandante-geral da PMSE, Coronel Alexsandro Ribeiro, por meio da Assessoria de Promoção da Qualidade de Vida (Pró-Vida), com apoio do Núcleo de Atenção Psicossocial (NAPSS).
O projeto Satélite Amarelo tem como objetivo descentralizar e interiorizar as ações de apoio psicossocial, ampliando iniciativas voltadas à valorização da vida, à promoção da saúde mental e à prevenção do suicídio no âmbito da corporação.
Durante o evento, a Tenente-coronel Evangelina, comandante do Pró-Vida, destacou a relevância da palestra, especialmente para os alunos soldados em formação.
“Hoje eu vi essa palestra como uma verdadeira vacina, que blindou nossos neófitos, nossos alunos soldados, para que a gente comece a extirpar esse mal desde o nascedouro, que é a formação. Muitas vezes, a tropa já entra adoecida na saúde mental. Foi um marco. Uma palestra dinâmica, que com certeza internalizou nos novos policiais essa blindagem contra o adoecimento mental e a prevenção do suicídio, um problema que atinge não só a PM de Sergipe, mas as polícias de todo o país”, ressaltou a comandante.
Um dos alunos do Curso de Formação de Praças, S. Vieira, reforçou a importância da iniciativa ao destacar que não é possível falar em saúde plena sem o cuidado com o aspecto mental.
“Pela própria natureza da atividade policial, estamos constantemente expostos a cenários de violência, sofrimento e pressão emocional. Somos vistos muitas vezes como super-heróis, que não sentem medo, fome ou cansaço, e isso gera uma cobrança enorme. Iniciativas como essa conscientizam a curto prazo e, a longo prazo, ajudam a evitar novos casos de adoecimento mental e suicídio. Falar sobre saúde mental salva vidas”, ressaltou.
Reconhecido internacionalmente, o capelão Chad Daniel atua como especialista em juventude, autor, conferencista e apresentador de televisão. Como capelão voluntário na cidade de Redlands, na Califórnia, ele presta assistência emocional e espiritual a policiais e à comunidade, sendo acionado em situações de crise, acidentes, catástrofes e apoio a familiares enlutados.
Ao final do evento, a PMSE realizou uma homenagem ao palestrante, em reconhecimento à contribuição prestada à corporação, reafirmando o compromisso institucional com o cuidado integral do policial militar e a preservação da vida.



















