
Polícia Militar apreende arma de fogo e prende um homem em flagrante em Lagarto
13 de maio de 2024
Polícia Militar apreende arma de fogo após confronto em São Cristóvão
13 de maio de 2024O auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT20) foi palco da aula inaugural do I Curso de Negociação Policial da Polícia Militar de Sergipe, realizada na manhã desta segunda-feira (13). A capacitação será coordenada pelo Gabinete de Gestão de Crises e Conflitos da PMSE (GGCC).
O referido curso denota o significativo avanço da corporação na busca da promoção de qualificação profissional adequada à prestação de serviços cada vez mais competentes e humanizados. Por isso, serão capacitados 24 alunos, provenientes de diversas instituições públicas de Sergipe e, também, de quatro outros estados.
O curso terá carga horária de 220 horas/aula, distribuídas em 22 disciplinas, tanto teóricas quanto práticas. As aulas terão por objetivo habilitar os profissionais da segurança pública a desempenhar a função de negociador policial em ocorrências de crise, seguindo os preceitos doutrinários, técnicos e táticos de negociação, visando a preservação de vidas, o cumprimento da lei e o respeito aos direitos e garantias fundamentais, de forma segura e técnica.
A aula inaugural contou com as palestras do Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Estado da Paraíba, Onivan Elias de Oliveira, e do Tenente-Coronel da PMSE, Marco Antônio de Souza Carvalho.
“O curso, que hora se inicia, vem para agregar valores à atividade policial e tem como objetivo qualificar policiais para negociação em eventos críticos, que resultem em ameaça à vida (…) Os senhores terão o privilégio e a honra de assistir a aula magna que será apresentada, que será ministrada pelo coronel Onivan, um dos maiores nomes da segurança pública do Brasil.” Disse o Comandante-geral da PMSE, Coronel Alexsandro Ribeiro.
Para a comandante do GGCC e coordenadora do curso, capitã Belisa Melo de França, esta segunda-feira, 3 de maio, vai ficar marcada na história da Corporação. “Esta é uma data histórica não apenas por ser o dia que se inicia o nosso primeiro Curso de Negociação Policial, mas também por ser o dia que se concretiza pelo trabalho e auxílio de muitos, com a vontade que existia há muitos anos nos corações e nas mentes de alguns. Por voto de confiança do nosso Comandante-Geral, sob o olhar atento da Agência Central e do seu grupo de profissionais, que a ideia tomou forma pelas mãos do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos.”
Ainda segundo a Capitã Belisa, o objetivo do curso é capacitar policiais para atuarem em ocorrências críticas como negociadores, contando com uma carga horária intensa de instruções teóricas e práticas, durante quatro semanas.
“Trazendo em seu rol instrutores e negociadores de renome no cenário nacional de segurança pública, o nosso Curso de Negociação Policial atraiu os olhares da nossa tropa, mas também de outras forças de segurança. Além dos 15 alunos da PMSE aqui presentes, o nosso corpo de discentes é composto por policiais militares de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte e Alagoas, além de contarmos com agentes da Polícia Civil e da Polícia Federal aqui de Sergipe. Como coordenadora e com os demais negociadores e colegas que compõem comigo a coordenação desse curso, espero que possamos desenvolver, naqueles que estiverem conosco até o final das quatro semanas, a resiliência para acreditar na solução negociada nos cenários mais diversos, a empatia necessária para convencer e persuadir, a capacidade de dissociação para que se mantenham leais a doutrina, ainda que seus valores e pensamentos apontem para o lado oposto,” destacou a coordenadora do curso.
O Desembargador José Augusto do Nascimento (Presidente do TRT/20) ressaltou “É um grande honra para o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região sediar a abertura desse evento. Primeiro, por tudo que a Polícia Militar representa, não só para Sergipe, mas para o país, uma força pública de respeito (…). Segundo, porque o TRT/SE tem uma parceria muito exitosa com a Polícia Militar do Estado, parceria essa que tem permitido grandes realizações”.