A Polícia Militar de Sergipe realizou, na noite dessa quinta-feira, 7, a solenidade de formatura dos 353 novos soldados da turma CFSD 2021. 1. O efetivo será distribuído entre as unidades da capital e do interior sergipano, com o objetivo de reforçar a Segurança Pública do Estado.
Durante a formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSD), realizada no Centro de Ensino e Instrução (Cei), no Bairro América, em Aracaju, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, fez questão de quebrar o protocolo do evento. O oficial saiu do lugar reservado para as autoridades e discursou próximo à tropa e aos convidados, de onde ressaltou dois aspectos que, segundo ele, devem nortear o cotidiano dos policiais militares. Lembrou que desde o comandante até o soldado mais moderno, todos fazem parte da mesma corporação e por isso devem cultivar a união, como também, ressaltou que a tropa deve estar o mais próximo possível da sociedade, a maior parceira da Corporação.
“Como diz a letra daquela canção: não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu, é sobre escalar e sentir que o caminho lhes fortaleceu. Saibam que agora é o início da carreira, é vida real. Vocês vão servir em todos os municípios sergipanos e, mesmo que todos os estabelecimentos estejam fechados, vai sempre haver um destacamento policial militar com no mínimo dois heróis para servir e proteger a sociedade. É para isso que essa turma foi formada. Honrem sempre a farda da Polícia Militar de Sergipe”, exclamou o comandante.
O coronel encerrou a sua fala agradecendo ao governador do Estado pela aprovação da Lei de Progressão por Tempo de Serviço (PTS), que garante o avanço na carreira dos policiais militares, inclusive dos recém-formados.
Para cumprir o compromisso com a categoria e fortalecer a segurança pública, de 2017 até o momento, o governador Belivaldo Chagas ampliou as vagas nos concursos para soldados da Polícia Militar. Com isso, três turmas foram chamadas e uma convocada recentemente, atingindo um total de 1.119 novos policiais militares à disposição da sociedade sergipana.
“Sei da emoção dos familiares dos formandos para com esse importante momento. É por isso que assumi, lá atrás, o compromisso de organizar as finanças do Estado para que pudéssemos realizar os sonhos desses jovens de entrar na carreira que escolheram, e prestar relevantes serviços à sociedade sergipana. Salve a Briosa Policia Militar de Sergipe, saudou o governador Belivaldo Chagas.
Ainda bastante entusiasmado com o momento, o governador anunciou que na próxima semana se reunirá com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, para acertar o anúncio de mais uma convocação dos candidatos que realizaram o concurso da Polícia Militar, desta vez, para o preenchimento de vagas de oficias.
Os novos policiais militares iniciaram o Curso de Formação de Soldados (CFSD) em agosto do ano passado. Durante esse período, os soldados passaram por uma grade curricular de 1000 horas/aulas, composta por disciplinas como: Técnicas Policial Militar, Direitos Humanos, Defesa Pessoal, Tiro Policial entre outras. Além das aulas, os profissionais participaram de Estágios Supervisionados.
Após uma jornada longa e de muito aprendizado, os novos policiais desfilaram no pátio interno do Centro de Ensino e Instrução para a solenidade de formatura, entoando a canção da Polícia Militar.
Entre a harmonia das vozes e a cadência da marcha militar, era possível notar o entusiasmo da soldado Luciana dos Santos. Baiana de Itapicuru, onde vivia com o pai, um agricultor, e a mãe, uma merendeira, juntamente com mais oito irmãos, a jovem realizou o sonho de ingressar na Polícia Militar de Sergipe.
A recém-formada contou que foi convidada por uma amiga para participar da solenidade de formatura de outra turma do CFSD e ficou encantada com o que viu. “Eu achei incrível e perguntei para mim. Será que um dia eu estarei ali? Hoje, os meus sentimentos são de conquista, orgulho e reconhecimento”.
Contudo, para alcançar o seu objetivo, a soldado Luciana precisou de muito esforço e dedicação. De família humilde e sem parentes em Aracaju, ela precisou alugar um imóvel e dividir as despesas com mais duas colegas de curso.
A policial militar explicou que o curso iniciou em meio turno e depois passou a ser realizado em período integral e, por esse motivo, precisou adequar às aulas e os estudos das disciplinas a sua rotina de vida.
“Naquele momento, tive a impressão de que se tratava de um sonho inalcançável. Porém, com o passar do tempo, eu compreendi que era possível alcançar aquela meta. Foi muito difícil, mas o sentimento de vitória é indescritível”, finalizou a soldado Luciana.
Após a conclusão do curso de formação com sucesso, o soldado Kaique Santos, bastante emocionado, também comentou sobre a sua conquista.
“A minha formação na Polícia Militar representa mais do que um sonho e uma realização. Hoje estou diante de uma mudança de vida, não somente para mim, mas para os meus familiares. Tudo isso começou com a vontade de vencer, com as motivações e as diversas inspirações que tive durante a vida. A sociedade sergipana pode ter a certeza de que a Polícia Militar está formando ótimos profissionais”, afirmou.
Última atualização em 11 de abril de 2022 às 08:21:49.