
PM cumpre mando de prisão em Simão Dias
11 de julho de 2024
Polícia Militar apreende espingardas em Pirambu
12 de julho de 2024O mês de julho é nacionalmente marcado pelo impulsionamento das orientações voltadas para a conscientização do câncer de cabeça e pescoço. Em virtude dessa mobilização, a Polícia Militar de Sergipe debruçou-se sobre as percepções técnicas de dois médicos especialistas, a fim de tornar as informações dessa patologia, bem como dos seus métodos preventivos, mais acessíveis não só para militares, mas também para a sociedade de forma geral.
De acordo com o major Thiago Ribeiro, médico do Hospital da Polícia Militar do estado de Sergipe (HPM), é muito importante pensarmos em fatores relacionados a esse tipo de doença para procurar ajuda médica assim que possível.
Segundo o especialista, um dos pontos mais importantes para tratar durante esse mês são os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças relativas à cirurgia de cabeça e pescoço, sendo o tabagismo e o etilismo os principais fatores. Os dois elementos, de forma isolada, já representam um potencial significativo na geração de tumores na região de cabeça e pescoço; e quando o paciente fuma e bebe de forma simultânea, esse comportamento aumenta até 20 vezes a chance de desenvolver uma patologia na região da cabeça e do pescoço. Por isso é importante estar atento aos sinais como lesões na cavidade oral, na boca, na língua, sangramentos inexplicáveis, rouquidão persistente, pois devem ser avaliados por um cirurgião.
O major ressaltou que bons hábitos, incluindo a alimentação saudável, a prática de atividade física regular, e boas noites de sono contribuem para a prevenção.
Quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, maior será a eficácia do tratamento dessa patologia, que acomete anualmente milhares de brasileiros, podendo ser de até 90% a chance de cura, quando apontado em tempo hábil.
A campanha do Julho Verde tem por finalidade acentuar a atenção para tumores que muitas vezes apresentam sintomas menosprezados, resultando em diagnósticos tardios, que prejudicam a qualidade de vida do paciente.
Doutor Pedro Bittencourt, cirurgião de cabeça e pescoço, reafirma a importância da prevenção, não só durante o mês de campanha, mas durante o ano inteiro.
Para ele, os cuidados com a pele, por meio do uso do protetor solar, são indispensáveis na prevenção dessa doença. O especialista ainda aponta os cânceres de pele, da tireoide, cavidade oral e da laringe como as principais patologias da cabeça e do pescoço.
O médico reforça que é indispensável procurar um especialista ou algum clínico, quando notar determinada alteração ou irregularidade, sendo válido destacar que o melhor tratamento sempre será a prevenção.
Levar esse conhecimento à população de forma indistinta é tão imperioso, que a Secretaria da saúde e a Unidade de Cirurgia e Cabeça e Pescoço de Sergipe (UNICAPESE) realizará no próximo sábado (13), uma manhã de atividades, com início às 7h30, no Parque da Sementeira, localizado na Zona Sul de Aracaju, para o público de forma geral. Além de orientações de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, será realizada uma aula funcional.
Já no dia 25 deste mês, profissionais da saúde participarão de palestras e demonstrações de dados pertinentes à patologia, no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
A Polícia Militar de Sergipe aproveita a oportunidade para ratificar que a prevenção ainda é o melhor caminho para uma vida saudável, e reforça que as portas do HPM estão abertas para que os nossos militares marquem suas consultas preventivas e esclareçam possíveis dúvidas com o nosso médico especialista.