Em reunião realizada nesta sexta-feira, 22, a Polícia Militar de Sergipe esteve reunida com outras forças de segurança do estado, organizadores do evento e demais órgãos de execução e saúde, para definir o planejamento estratégico de atuação de cada órgão na tradicional festa pré-carnavalesca de Sergipe. As equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar estarão atuando durante os três dias de evento na Orla de Atalaia. O Pré-Caju acontece entre os dias 3 e 5 de novembro.

De acordo com o comandante-geral da PMSE, coronel Alexsandro Ribeiro, a Polícia Militar está disponibilizando total apoio ao evento, uma das maiores festas do estado, que movimenta o turismo e a economia de Sergipe. “Vamos oferecer o que há de melhor em termos de segurança pública para o Pré-Caju 2023. Nesse sentido, o tenente-coronel Melo tem vasta experiência em planejamento para grandes eventos, e através de um planejamento bem elaborado, em conjunto com os grandes comandos e demais órgãos, teremos uma festa muito mais segura. Então, foi uma manhã muito produtiva com a colaboração de todos os participantes. ”

O coronel Ribeiro aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do secretário de Segurança Pública e do governador, Fabio Mitidieri.

De acordo com o subcomandante do CPMC, tenente-coronel Gilberto Melo a reunião serviu, entre outras questões, para avaliação de pontos relevantes do esquema de segurança da festa do ano passado, aprimorando ainda mais o planejamento deste ano. “A PM pretende intensificar suas ações dentro do que foi observado no ano passado, reforçando o policiamento no circuito com as unidades especializadas, fortalecendo o policiamento na areia da praia, inclusive com um modelo de veículo específico que foi adquirido para melhorias nesse setor. Além disso, também contamos com o sistema de reconhecimento facial nos acessos, para inibir a presença de pessoas que estão com alguma restrição junto a justiça e acompanhamento de pessoas que estão com tornozeleiras eletrônicas no circuito. Também agiremos de maneira integrada com equipes da Polícia Civil e equipes da nossa agência de inteligência para coibir a prática de furtos de celular, além da colaboração da transmissão em tempo real das imagens de drones, em cada área definida no planejamento, destacando que toda a operação será monitorada pela Sala de Situação, visando uma melhor coordenação das ações no local da festa.

Ao final da reunião, um dos organizadores do Pré-Caju, Fabiano Oliveira, agradeceu todo o suporte do Governo do Estado para o evento que traz um incremento importante na geração de trabalho e renda. “É gratificante, como organizador, empresário e cidadão, que quer ver tudo dando certo para divulgarmos nosso estado. Vale ressaltar que a nossa festa é pública, porque na maioria dos estados as micaretas se fecharam e aqui temos um evento para o público aberto, por isso precisamos de mais atenção ainda do planejamento da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado, para entregar a melhor festa possível para sergipanos e turistas. Dessa maneira, as pessoas chegam com o sentimento de segurança e alegria, em um ambiente totalmente monitorado que ainda conta com revista nas entradas.”

Última atualização em 22 de setembro de 2023 às 5h.