PM apreende uma arma de fogo em Aracaju
20 de dezembro de 2024PM prende homem por violência doméstica contra mulher em Aracaju
20 de dezembro de 2024Na manhã desta sexta-feira, 20 de novembro, a Polícia Militar de Sergipe realizou solenidade de comemoração do aniversário de quarenta e cinco anos de fundação do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e agraciou homens e mulheres, que fazem parte da história deste batalhão, com medalhas do mérito policial militar e medalhas de tempo de serviço de 10, 20 e 30 anos.
O coronel Alexsandro Ribeiro, comandante-geral da PMSE, parabenizou a coragem e a dedicação de todos os policiais do Batalhão de Choque da PMSE, por estarem na linha de frente, protegendo a sociedade e garantindo a ordem pública. Além disso, o coronel Ribeiro enfatizou a importância do reconhecimentos, através da outorga de medalhas e do investimento em equipamentos e qualificação profissional, dos relevantes serviços prestado à segurança pública do estado de Sergipe.
Major Eron, subcomandante do BPChoque, relatou que se sente honrado por fazer parte do batalhão e detalhou um breve histórico do legado perpetuado ao longo das décadas desde a sua criação: “O Batalhão de Polícia de Choque está prestando serviço de qualidade à população sergipana desde 20 de dezembro de 1979. Sua missão inicial consistia em executar atividades de controle de distúrbios civis (cdc) e desobstrução de via. Nesse período, o Pelotão de Choque, em sua formação básica, contava com um total de 60 policiais militares. Após o ano de 1988, a primeira intervenção passou a ser de responsabilidade do Gabinete de Gerenciamento de Crises, sendo a tropa de Choque emprega posteriormente, se for necessário o uso da força proporcional. Além da função primordial de restabelecer a paz social, há atuações em reintegração de posses, revistas em presídio e o policiamento motorizado tático ostensivo, assumindo funções que incluem o atendimento a eventos de grande porte, o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado, e ainda contribuindo para o fortalecimento das unidades da Corporação.
Ao longo de sua trajetória, o BPChoque teve sua sede em quatro diferentes localizações. Contudo, atualmente, está situado no bairro Ponto Novo, tendo como comandante o tenente coronel Joaldo Vicente do Nascimento. A unidade conta com um efetivo de 151 policiais militares dedicados, incluindo 142 homens e 9 mulheres, os quais são constantemente treinados e capacitados para atuar em situações críticas.
A solenidade serviu não só para celebrar o aniversário, mas também confraternizar entre familiares, amigos e colegas de profissão; bem como, enaltecer o profissionalismo e empenho por mais um ano.