
PM recupera motocicleta roubada em Nossa Senhora do Socorro
23 de outubro de 2025
Equoterapia da PMSE realiza III Piquenique na Cavalaria em clima de inclusão e alegria
25 de outubro de 2025Militares da Polícia Militar de Sergipe (PMSE) concluiram, nesta sexta-feira (24), o Curso de Uso Diferenciado da Força promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A capacitação foi realizada em Sergipe e teve como objetivo aprimorar as técnicas e os protocolos de atuação policial, reforçando o compromisso com a proteção da vida, a legalidade e o respeito aos direitos humanos.
Durante a capacitação, iniciada na última segunda-feira (20), 80 policiais militares de Sergipe iniciaram as instruções com instrutores de diversas Polícias Militares do Brasil, a exemplo: dos estados da Paraíba e Minas Gerais. Dos 80 militares, 79 concluíram o curso focado em conteúdos teóricos e práticos, técnicas de abordagem, imobilização e uso de equipamentos menos letais foram abordados.
Além dos alunos e instrutores, a representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), tenente Alane Kelly, participou do encerramento e destacou que o uso diferenciado da força é um dos pilares da atuação policial moderna, pois garante respostas proporcionais e seguras às diferentes situações enfrentadas no dia a dia das ocorrências.
Já o coordenador local do curso e integrante da PMSE, major Irlan Calaça Massai, enfatizou que a capacitação reforça o compromisso da Corporação com a excelência operacional e a valorização da vida. O major também reforçou que a Instituição tem buscado, constantemente, o aperfeiçoamento técnico e ético de seu efetivo, a fim de que a missão de servir e proteger a sociedade seja ainda mais fortalecida.
O tenente-coronel Vinicius, subchefe da 3º Seção do Estado-Maior, que também estece no encerramento, evidenciou que essa temática é das preocupações do Comando Geral para melhor servir e atender as ocorrências demandas para a Polícia Militar de Sergipe.
Com o encerramento do curso, os policiais militares estão aptos a multiplicar o conhecimento adquirido em suas unidades operacionais, contribuindo para o fortalecimento da atuação policial baseada na legalidade, eficiência e no respeito aos direitos fundamentais.














