
PM divulga balanço das atividades desenvolvidas pelo 7ºBPM em 2017
10 de janeiro de 2018
PM recupera veículo logo após o furto no 18 do Forte
11 de janeiro de 2018O diretor do Núcleo de Segurança Escolar da Secretaria de Estado da Educação, José Ferreira de Souza Júnior, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 09, com o Chefe de Operações do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), o major Emerson, e o Chefe de Operações do Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI), major Manoel Alves. O encontro foi realizado na sede da PM, em Aracaju, e teve como objetivos debater ações conjuntas para reduzir as ocorrências de possíveis violências nas escolas da rede estadual de ensino.
Ferreira Júnior apresentou a portaria com a criação do Núcleo de Segurança, falando sobre a importância do setor, que lida com a segurança interna e fiscalização do quadro de vigilantes públicos e privados das escolas. Ele ainda fez um relato sobre ocorrências e solicitou a parceria da PM para um trabalho visando melhorar a segurança no entorno das unidades de ensino.
“Acho muito satisfatória essa parceria com a Polícia Militar, que nesse momento vai nos ajudar com uma presença mais efetiva nas escolas com maior incidência, e isso resultará em uma comunidade escolar mais segura”, disse Ferreira Júnior. Ele lembrou ainda que a Seed também começou a implantar o sistema de monitoramento eletrônico em unidades de ensino.
O projeto piloto foi colocado em cinco escolas e já teve como resultado uma significativa redução na violência. Agora o sistema está sendo implantado em mais 35 unidades de ensino. O sistema é integrado com o Ciosp e com o setor de segurança da Seed.
Na reunião, o major Manoel Alves falou sobre a importância das ações conjuntas. “Hoje a criminalidade percebeu as escolas como núcleos de oportunidades. As instituições precisam se unir e se somarem umas às outras para terem melhores resultados com as escolas, que são tão importantes para a formação dos nossos jovens”, afirmou. Ele ainda sugeriu a participação da Polícia Civil nas discussões de ações conjuntas para combater ao tráfico de drogas.
O major Emerson afirmou que dará uma ordem de serviço para que oficiais da PM façam visitas aos diretores das escolas com maior índice de ocorrências, promovendo uma maior aproximação e diálogo entre à comunidade escolar e a Polícia Militar, o que irá auxiliar na redução de possíveis casos.
Estiveram presentes à reunião também o sargento Messias Filho e o supervisor do Núcleo de Segurança Escolar, Miguel Fagundes.
Núcleo de Segurança Escolar
A Secretaria de Estado da Educação instituiu em 1 de junho de 2017 o Núcleo de Segurança Escolar na Rede Pública de Ensino, com o intuito de acompanhar a prevenção de incidentes contra o patrimônio público, e com as seguintes competências: inspecionar as dependências internas e externas das escolas, controlar o fluxo e acesso de pessoas prevenindo e detectando anormalidades; coordenar o patrulhamento voltada a prevenção de infrações contra o bem público, serviços e instalações da Seed, incluindo a fiscalização do cumprimento das atribuições dos vigilantes; elaborar e implantar o plano de segurança no âmbito da Seed, no tocante à regulação de escalas de serviços, segurança e implantação dos postos de serviços dos vigilantes, bem como coordenar cursos na área de segurança.
Quando ocorre algum incidente quanto à segurança e ao patrimônio das escolas, o Núcleo deve ser comunicado e acionará a rede de segurança pública ou registrará o fato e dará as providências que o caso requer.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias (ASN)












