
Polícia Militar prende homem em cumprimento de mandados de prisão
17 de junho de 2025
PM cumpre mandado de prisão contra foragido na Zona Oeste de Aracaju
18 de junho de 2025O Tenente Breno Marques, da Polícia Militar de Sergipe, alcançou o 4º lugar no Curso de Cinotecnia Policial da Polícia Militar do Paraná (PMPR), finalizado na última quarta-feira, 11 de junho. Com uma carga horária de 245 horas-aula e duração de 05 de maio a 11 de junho, o curso capacitou 40 alunos para o emprego eficiente e correto de cães em operações policiais.
O curso de alta complexidade e abrangência focou em formar cinotécnicos, profissionais especialistas no treinamento e condução de cães para diversas aplicações, como detecção de substâncias, busca, salvamento e proteção.
As instruções e matérias abordadas incluíram: Sistemas de Manutenção de Cães da PMPR, Psicologia Aplicada ao Adestramento Canino, APH K9 (Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Cães) e Operações Policiais com Cães, entre outras disciplinas de igual importância.
A capacitação do oficial sergipano representa um avanço significativo nos âmbitos administrativo, técnico e operacional para a sua unidade, a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPcães), e para a Polícia Militar de Sergipe como um todo. Esse intercâmbio de informações com instituições coirmãs é fundamental para o desenvolvimento de doutrinas, aprimoramento de formas de atuação e enriquecimento informacional da PMSE.
O curso contou com a participação de renomados profissionais, como o capitão Hoiser, comandante da Companhia Independente de Operações com Cães da PMPR; a Dra. Caroline Da Ros Montes D´oca, Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Angelica Chuede, Médica Veterinária e Instrutora de APH K9 certificada pelo ABC do Trauma Laveccs, entre outros.
*Curso de Condutor de Cães Policiais*
Vale ressaltar que o policial sergipano iniciou o curso na PMPR logo após ter concluído o Curso de Condutor de Cães Policiais da Polícia Militar do Estado de Sergipe em 14 de abril, demonstrando seu constante comprometimento com o aperfeiçoamento profissional na área da cinotecnia policial.
















