A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio da Capelania Militar São Paulo Apóstolo realiza abertura de inscrições nesta quinta-feira, 16, para os Sacramentos de 1ª Eucaristia e Crisma para os policiais militares e seus dependentes.

CRITÉRIOS E DOCUMENTOS EXIGIDOS

1ª EUCARISTIA: A partir de 09 anos de idade.

1. Cópia da certidão de nascimento;
  2. Certidão de batismo (para crianças batizadas)
  3. 1(uma) foto 3X4 atual;
  4. Taxa de inscrição;
  5. Preenchimento da ficha de inscrição;
  6. Termo de responsabilidade dos pais.

CRISMA: A partir de 14 anos de idade.

1. Cópia da certidão de nascimento;
  2. Certidão de batismo (para os batizados);
  3. 1 foto 3X4 atual;
  4. Taxa de inscrição;
  5. Preenchimento da ficha de inscrição;
  6. Nome e dados do padrinho ou madrinha de crisma

IMPORTANTE: Para madrinha ou padrinho de crisma, somente poderá ser pessoas católicas e que tenham recebidos os três sacramentos da iniciação cristã (batismo – crisma – eucaristia).

Os encontros de Catequese dos referidos sacramentos, iniciarão no dia 01 de abril e serão aos sábados à tarde às 16h, na Capela São Sebastião na Praça do Conjunto Tiradentes.

INSCRIÇÕES:

Na Capelania Militar no QCG: Sito Rua Itabaiana nº 336 Centro Aracaju/SE, tel: 3226-7100 – Ramal 253 Capelania.

MAIORES INFORMAÇÕES:

Contatos: Tel: (79) 98867-7042 Pe. Juarez – Maj Capelão

(79) 98836-7163 Diácono Hilário – Sgt PM

CATEQUESE DE PRIMEIRA EUCARISTIA

Objetivo: A catequese de primeira eucaristia tem como objetivo educar as crianças para a vivência da fé em comunidade. Apresentando a pessoa de Jesus e os conteúdos de nossa fé, quer orientar o catequizando para viver a fé no dia-a-dia.

Tempo de preparação: Considerando um tempo mínimo de dois (2) anos, divididos em duas fases. Na primeira fase a criança entrará em contato com o projeto de Deus para a humanidade. Na segunda fase irá aprender mais sobre a pessoa de Jesus e sobre a comunidade cristã.

Normalmente, antes de os cristãos receberem a Primeira Comunhão, eles têm que saber e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja, nomeadamente os “Dez Mandamentos”, também os mandamentos da Igreja, as principais orações, os sete sacramentos, etc.

Para se realizar este rito religioso é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que o catequizando peque, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.

Na Igreja Católica, a Eucaristia é um dos sete sacramentos. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.” (n. 271). A palavra Hóstia, em latim, quer dizer vítima, que entre os hebreus, era o cordeiro, sem culpa, imolado em sacrifício a Deus.

CATEQUESE DE CRISMA

Objetivo: A catequese de crisma tem como objetivo educar os adolescentes e jovens de nossa comunidade para uma vivência comprometida com o Reino de Deus. A crisma é o sacramento do compromisso. Por isso, a catequese deve levar o catequizando ao compromisso com a comunidade de fé, através de uma programação pastoral que leve ao seu envolvimento com a vida da comunidade.

Tempo de preparação: O tempo de preparação para o sacramento da crisma tem uma previsão mínima de um (1) ano, iniciando no segundo semestre do ano e podendo celebrar o sacramento no final do primeiro semestre do ano seguinte

É pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Nascidos para a vida da graça pelo Batismo; Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma. Confirmação ou Crisma faz parte dos chamados Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). Ele é o sacramento do Cristão adulto, da Fé amadurecida, esclarecida, corajosa na defesa da justiça evangélica, cuja graça específica é dar vigor espiritual. O Batismo já nos dá o Espírito Santo; a Confirmação dá-o em plenitude.

A preparação para os sacramentos e a organização da liturgia será conduzida pelo Serviço de Assistência Religiosa da PMSE, com o intuito de oferecer meios para que o catequizando possa fortalecer a fé e os valores cristãos.  A Primeira Eucaristia é o ápice da Igreja. É um momento fundamental e que nós fazemos com muita alegria. Durante a caminhada, as crianças conhecem a pessoa de Jesus e desenvolvem a amizade com Ele.

“Que a alegria desta Primeira Comunhão, que tão fortemente vemos nesta data estampada nos vossos corações, seja o início de um longo caminho na trajetória cristã”, e é de fundamental importância tanto para a corporação, uma vez que retoma o ato eucarístico dentro da instituição, quanto para a formação religiosa dos integrantes e seus dependentes. “A corporação mais uma vez mostra o compromisso com a família policial militar e resgata tradições que há tempos estavam esquecidas.

Graça e paz.

Pe. Juarez dos Santos Lima – Major QOCPM

Capelão Militar

Última atualização em 16 de março de 2017 às 11:33:19.